sexta-feira, 30 de abril de 2010

CASA DA FAMÍLIA É REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO


por Edione Nóbrega

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)Casa das Famílias, vem desenvolvendo no Município de Equador, ações e projetos com crianças, jovens e idosos, algumas destas ações em parceria com outras políticas como educação e saúde.

Existem atualmente três projetos funcionando semanalmente atendendo crianças a partir de sete anos: O Grupo Cultural Nicolau Bezerra da Trindade, com 50 crianças com idades de sete a doze anos, com aulas semanais às terças-feiras, Projeto de Teatro atendendo 30 adolescentes a partir de 13 anos de idade, com aulas às terças e quintas-feiras; Coral “Vozes da Terra”, atendendo 120 crianças na faixa de nove a doze anos, com duas turmas (manhã e tarde), aulas sextas e sábados.

O Projovem, apesar de ser um programa do Governo Federal, é muito bem atendido no município. São adolescentes atendidos todos os dias (manhã e tarde) com dois coletivos, totalizando 50 adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos e todos oriundos do Bolsa Família. Os temas trabalhados são relacionados à Juventude e cidadania, trabalho, saúde (enfocando a problemática das drogas), cultura, meio ambiente, esporte e lazer. Além de oficinas para desenvolvimento do Cognitivo e direcionadas para as oportunidades de inserção em um mundo produtivo do trabalho. Nas terça e quintas-feiras o CRAS assiste ao grupo de convivência de idosos, onde trabalha o lúdico, auto-estima, o envelhecer com qualidade de vida, entre outros temas. Além de atendimentos psicossocial individualizado ou em grupo, de acordo com as necessidades apresentadas, encaminhamento ou acompanhamento ao BPC (Beneficio de Prestação Continuada) para idosos e deficientes previsto na LOAS (Lei Orgânica da Assistência), visitas domiciliares quando necessário, encaminhamento para a rede de serviços para acesso a outras políticas públicas, como: saúde, educação e aos benefícios eventuais previstos na LOAS, acompanhamento aos usuários do PBF com orientações no tocante ao cumprimento das condicional idades e inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social no programa

Outros projetos estão em fase de discussão para implantação com o objetivo de atender crianças de zero a seis anos, fechando assim o ciclo exigido pelo Plano Decenal do SUAS e o Redirecionamento do Piso da Assistência Social para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário