sexta-feira, 30 de abril de 2010

PROJETO DE LEITURA DA BIBLIOTECA DO COSTA E SILVA


A Escola Municipal Presidente Costa e Silva deu início ao projeto Incentivo à Leitura, uma das ações sem recurso do Plano de Ações do PDE-Escola. O projeto iniciou-se com um momento de leitura realizado com o 5º Ano da professora Maria do Socorro Santos do turno vespertino. A idealizadora do projeto foi a competente bibliotecária Maria do Socorro Nóbrega, com o auxilio da coordenadora Maria Gorete Souza. A equipe administrativa que lançou o desafio está muito satisfeita com os resultados e parabeniza a excelente equipe de bibliotecárias como: Maria do Socorro Nóbrega, Luzia Alves e a colaboradora Maria de Fátima Nascimento, que com certeza, estão desenvolvendo um trabalho muito significativo na Biblioteca Escolar Maria da Luz Cavalcante.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO PROMOVE SÃO JOÃO NAS ESCOLAS 2009


FOTO DO ARRAIÁ CEMEIANDO ALEGRIA

por Edione Nóbrega
A cultura forma sábios, a educação homens. Neste sentido festejar o São João nas escolas é muito importante, pois trabalha a cultura da região possibilitando aos alunos conhecerem as características das festas juninas, desenvolvendo o interesse e gosto pela tradição, resgatando, também, a memória das festas juninas, bem como enriquecendo o nosso conhecimento quanto à história dessas festas, permite a socialização entre os alunos, desenvolvendo ritmos, compasso e criatividade. É um momento festivo onde família e escola se encontram e compartilham experiências que foram vivenciadas e repassadas de pais para filhos. É com esse pensamento que a secretária de educação Agaci Alves está desenvolvendo esses projetos nas escolas públicas municipais.

A Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos e a Secretaria de Assistência Social iniciaram no último dia 16 as festividades juninas nas escolas. O primeiro arraiá aconteceu na Escola Municipal Presidente Costa e Silva às 19 horas. O Arraiá de Seu Silva e Boa Vizinhança do Bairro Dinarte Mariz foi o maior sucesso com apresentação do quadrilhão, danças folclóricas e comidas típicas. A animação ficou por conta do grupo de forró os três do forró e da comunidade que veio prestigiar a festa que atravessou a madrugada.

No dia 17 de Junho a animação ficou por conta do Arraiá Cemeiando Alegria da Escola Professora Maria de Fátima Dérick - Cemei. A alegria contagiou os presentes a partir das 16 horas e entrou pela noite. O forró da escola colocou em evidência a cultura popular. Foi uma noite de resgate à cultura nordestina. O projeto para formação do arraiá do Cemei foi baseado na preservação da natureza. Além do grande aulão cultural, a comunidade presenciou lindas apresentações de quadrilhas infantis, danças folclóricas, comilanças típicas e muita animação. Forró se faz assim, com o povo prestigiando. Hoje a animação está por conta dos idosos e das crianças. A partir da 14 horas grande forró na Casa de Idosos Renascer João Paulo dos Santos e às 16 horas, na Creche Rita de Cássia acontece o Arraiá do Sapequinha com apresentações de quadrilhas infantis e comidas típicas. É isso aí, idosos e crianças animando, no mesmo dia, os festejos juninos da cidade.

Dia 19 será o dia da Escola Municipal Deputado Jessé Freire Filho com o Arraiá “Arrastapé do JesséJunino”. Isso quer dizer que é mais uma escola mostrando a importância da preservação do meio ambiente. E uma grande quadrilha em frente à escola, no Bairro da Cohab estará chamando a atenção dos moradores. A estrutura está sendo montada com barracas e um arraiá animado pelo grupo Os Três do Forró. A festa começa a partir das 17 horas, mas a hora de encerrar fica por conta dos forrozeiros de plantão. E no dia 20, sábado, a partir das 19 horas acontece o grande encerramento dos festejos juninos das escolas municipais. O Arraiá do Projovem com apresentação de casamento matuto, quadrilhas e o grupo de dança Nicolau Bezerra que estará apresentando o melhor da dança folclórica nordestina.

O Peti apresenta um quadrilhão composto por crianças assistidas pelo programa e nas barracas comidas e bebidas típicas do São João do Nordeste. A festa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria de Assistência Social: Casa da Família, Peti e Projovem. O grande arraiá da Assistência acontecerá na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro. E mais uma vez quem estará animando os forrozeiros do momento é o animadíssimo grupo de forró “Os Três do Forró”, que marcou presença durante toda a semana nas festividades do São João nas escolas do Município de Equador.

CASA DA FAMÍLIA É REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO


por Edione Nóbrega

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)Casa das Famílias, vem desenvolvendo no Município de Equador, ações e projetos com crianças, jovens e idosos, algumas destas ações em parceria com outras políticas como educação e saúde.

Existem atualmente três projetos funcionando semanalmente atendendo crianças a partir de sete anos: O Grupo Cultural Nicolau Bezerra da Trindade, com 50 crianças com idades de sete a doze anos, com aulas semanais às terças-feiras, Projeto de Teatro atendendo 30 adolescentes a partir de 13 anos de idade, com aulas às terças e quintas-feiras; Coral “Vozes da Terra”, atendendo 120 crianças na faixa de nove a doze anos, com duas turmas (manhã e tarde), aulas sextas e sábados.

O Projovem, apesar de ser um programa do Governo Federal, é muito bem atendido no município. São adolescentes atendidos todos os dias (manhã e tarde) com dois coletivos, totalizando 50 adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos e todos oriundos do Bolsa Família. Os temas trabalhados são relacionados à Juventude e cidadania, trabalho, saúde (enfocando a problemática das drogas), cultura, meio ambiente, esporte e lazer. Além de oficinas para desenvolvimento do Cognitivo e direcionadas para as oportunidades de inserção em um mundo produtivo do trabalho. Nas terça e quintas-feiras o CRAS assiste ao grupo de convivência de idosos, onde trabalha o lúdico, auto-estima, o envelhecer com qualidade de vida, entre outros temas. Além de atendimentos psicossocial individualizado ou em grupo, de acordo com as necessidades apresentadas, encaminhamento ou acompanhamento ao BPC (Beneficio de Prestação Continuada) para idosos e deficientes previsto na LOAS (Lei Orgânica da Assistência), visitas domiciliares quando necessário, encaminhamento para a rede de serviços para acesso a outras políticas públicas, como: saúde, educação e aos benefícios eventuais previstos na LOAS, acompanhamento aos usuários do PBF com orientações no tocante ao cumprimento das condicional idades e inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social no programa

Outros projetos estão em fase de discussão para implantação com o objetivo de atender crianças de zero a seis anos, fechando assim o ciclo exigido pelo Plano Decenal do SUAS e o Redirecionamento do Piso da Assistência Social para 2010.

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

por Edione Nóbrega

“PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS”. Esse é o tema da VII Conferência Municipal de Assistência Social que acontece no dia 5 de agosto de 2009, aqui em Equador O encontro visou auxiliar e propor diretrizes para aperfeiçoamento do controle social do Sistema Único da Assistência Social, na perspectiva da participação e do social, bem como propor novas formas para a implementação da Política Nacional do município.

Para a coordenadora da Casa da Família, a assitente social Ana Etelvina, há que se reconhecer que nesse processo de discussão e avaliação coletiva é que se realiza a verdadeira democracia representativa e participativa. " As conferências municipais adquiriram singela importância para concretizar o que conquistamos nas políticas públicas e de assistência social e avançar ainda mais na consolidação da democracia, como ampla participação e controle social é a nossa principal meta". Afirma.

EQUADOR: VALORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS


por Edione Nóbrega

O município de Equador tem se transformado num verdadeiro fórum de discussões de problemas sociais local. Entre os meses de junho e agosto, diversos eventos foram realizados, sempre com a participação do Poder Público e da sociedade civil organizada como sindicatos, associação etc.

Dentre os já realizados pode-se destacar o Fórum sobre Drogas, com a participação do Poder Público Municipal e o Ministério Público. Acontecei, também, a Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com a presença da sociedade civil, associações municipais, Igrejas, Sindicato dos Trabalhadores, secretarias de Educação e Assistência Social
O Ouvidor Geral da Polícia do Estado do Rio Grande do Norte, Geraldo Soares Wanderley, também esteve em Equador e proferiu palestra sobre o Risco de Drogas na vida social. A psicóloga Vitória Etelvina foi responsável pelo curso sobre a Formação em Recursos Humanos para os servidores da Saúde do Município. Os temas discutidos são de suma importância para a vida da comunidade.

O advogado Fábio Bulcão falou sobre os Direitos do Idoso, onde mostrou que respeitar o idoso é um dever de todos. Afinal, ele já ajudou a construir o nosso País! Os jovens do Projovem, também, fazem parte dessa preocupação social do Poder Público Municipal. Os adolescentes do Projovem participaram de palestra sobre Direito e Cidadania com o advogado Fábio Bulcão, além do curso de Formação Continuada com professores da rede municipal de ensino, comandada pela Drª Ana Amélia Arruda que falou do tema "Cuidados do Cuidador". E por último, semana passada, uma palestra sobre a Saúde do Trabalhador direcionada ao garimpeiro de Equador.

São inúmeros os eventos, onde a Prefeitura Municipal de Equador tem atuado na formação e na discussão dos problemas locais, demonstrando a preocupação do Governo Municipal com a qualidade de vida e a garantia dos direitos do trabalhador e do cidadão.

DIA DA CRIANÇA 2009 É COMEMORADO EM GRANDE ESTILO


Secretária de Assistência Social, Maria Edivania (de Emília) junto as crianças que comemoravam o DIA DA CRINÇA


por Edione Nóbrega

As escolas municipais promoveram durante a semana da criança 2009 atividades variadas e interessantes, visando dar à criança oportunidades de lazer e sócio-educativa, onde cada escola trabalhou temas voltados para suas realidades.

A creche municipal Rita de Cássia desenvolveu o projeto “Vida de Criança” com brincadeiras, habilidades, criatividades, afetos e emoções no dia-a-dia. Na escola Cemei o projeto, também, foi “Vida de Criança”, e os alunos assistiram a uma peça teatral encenada pelos professores, com o espetáculo “Faustina Fantasma”, tiveram, ainda, uma exposição de brinquedos com material reciclado – confeccionado pelos alunos da escola – além de danças e apresentações musicais, apresentado pelas crianças da família Cemei e houve distribuição de lanches e muita animação.

A Escola Deputado Jessé Freire Filho veio com o projeto “O Mundo de Descobertas” através da música e de contos infantis e o seu poder de formar leitores. A Escola Presidente Costa e Silva desenvolveu juntamente com os alunos salas ambiente, onde cada professor desenvolveu projetos que valorize a criança no espaço escolar enfocando a importância da leitura e a escrita.
Na Unidade Escolar Padre José de Anchieta, no Sítio Bolandeira, o momento foi de reflexão e foi mostrado para os alunos a vivência da criança no espaço rural direcionando outras realidades, e no dia 13 aconteceu a culminância do projeto “Criança Feliz” onde participaram professores, familiares e a secretária municipal de educação do município de Equador, Agaci Alves.

Mas o grande dia foi mesmo a segunda-feira, 12 de outubro Dia da Criança. A Prefeitura Municipal juntamente com as secretarias de Educação e Assistência Social, realizaram um grande evento no Ginásio de Esporte de Equador. Uma tarde de lazer, onde cerca de duas mil crianças participaram do projeto “Equador: Ser Criança, Ter Infância”. Crianças e adolescentes apresentaram suas habilidades artísticas para a sociedade equadorense através da música, da passarela, do teatro, da dança e do humor. A festa teve início ás 16 horas entrando pela noite. Houve, também, sorteios de brindes e animação com palhaços, foi uma tarde de muita animação, pois até a secretária de Assistência Social, Edvânia Lima se vestiu da Boneca Emília pra chamar a atenção da criançada. Para Edvânia, são essas as oportunidades que não podem passar despercebidas, pois as crianças de hoje serão o futuro do amanhã. Ela disse ainda que ficou satisfeita e certa do dever cumprido, pois “as crianças de Equador não são diferentes das crianças de outras localidades e devem ser lembradas e respeitadas não só no dia 12 de outubro, mas todos os dias de suas existências”. Conclui.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PREFEITO PARTICIPA DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2009


por Edione Nóbrega

O prefeito Dr. Vanildo Fernandes participou, no dia 14 de Outubro de 2009, em Natal, juntamente com seu secretariado, da 3ª edição do Selo Unicef Município Aprovado 2009/2012, onde foi assinado o regulamento que estabelece as normas e procedimentos para a adesão e participação no Selo Unicef.

Poderão se inscrever na 3ª Edição do Selo 2009/2012, os municípios localizados na área de atuação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAN-Brasil, dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A lista completa dos municípios que poderão participar da Edição 2009/2012 do Selo Unicef Município Aprovado está disponível no site www.selounicef.org.br. Para efetivar a inscrição do município de Equador o prefeito Vanildo Fernandes assinou o Termo de Adesão e, no mesmo documento, indicou o nome da secretária de Assistência Social, Edvânia Lima que assumirá o papel de articuladora do Selo no município.

I SEMANA DA JUVENTUDE EQUADOENSE


Jovens do programa ProJovem Adolescente: Daniela, Emanuela e Ozimara


I FÓRUM MUNICIPAL DE ESPORTE


I SEMANA DA JUVENTUDE EQUADOENSE


por Cássia Gomes

A Prefeitura Municipal de Equador e Secretaria Municipal de Assistência Social, através da ação do Projovem Adolescente/Casa das Famílias, realizaram entre os dias 19 e 23 de novembro de 2009 a I Semana da Juventude de Equador. Dentro da programação várias ações foram desenvolvidas.

Como o I Fórum Municipal de Esporte que abriu a programação do evento, que contou com a participação do articulador de políticas para a juventude, Ismael Medeiros, do município de Acari, que proferiu a conferência de abertura e que teve como tema: “Protagonismo Jovem no Século 21”.

Dentro da mesma houve uma mesa redonda com profissionais do município de Equador, ligados ao tema em evidência como: Diretrizes do Esporte: Uma Visão das Políticas Esportivas no País, a partir do documento final da I Conferência Nacional do Esporte (CNE), de 20 de junho de 2004, com o esportista Elenilson Balduino e os malefícios trazidos pelas drogas e pela falta de orientação na hora de praticar uma atividade esportiva.

Os benefícios da prática correta nos esportes e uma visão técnica sobre os benefícios do esporte foi explanação do professor de Educação Física Crizaldo Marcelino e as ações esportivas desenvolvidas no município de Equador foram apresentadas pelo coordenador municipal de Esportes Francisco Paulo Neto (Paulinho Viana). Após a mesa redonda foram formados grupos de debate, onde surgiram ações a serem desenvolvidas para 2010 na área de esporte. Formou-se uma comissão com dez pessoas observando a representatividade para articularem estas e outras ações que forem surgindo.

Cerca de setenta pessoas participaram, representando os diversos segmentos da comunidade (Educação Municipal e Estadual, Assistência Social, Poder Público, representantes do esporte, entre outros). De acordo com informações de Ana Etelvina, coordenadora da Casas da Família, a partir das ações propostas, será montado um calendário de ações para o próximo ano. “Sentimos a falta do Poder Legislativo que não teve representatividade”.

Outras ações não menos importantes aconteceram também, a exemplo da grande gincana cultural na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro que teve participação de jovens da cidade de Tenório/PB, que teve como vencedores os jovens de Equador. E também o grande Torneio de Futsal, no Ginásio Poliesportivo “O Gilsão” onde o vencedor do torneio foi o time da Igreja Batista, representando o município de Equador, que venceu por 2X1 do time da cidade de Junco do Seridó/PB, além das oficinas de artes e embalagem com material reciclado na Casa das Famílias.

A I Semana da Juventude foi encerrada com um show cultural na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro. “Estamos trabalhando para que a juventude equadoense faça o seu protagonismo e construa a sua história”, afirmou Ana Etelvina, coordenadora da Casa das Famílias. É o município de Equador trabalhando na valorização da Cultura e do Jovem.

PETI REALIZA O 1° RECICL’ARTE


por Edione Nóbrega

O Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - realiza amanhã, 6 de novembro, de 8h às 11h30 e de 14h às 17h, o primeiro Recilca’arte que significa a primeira amostra cultural de trabalhos com reciclagem. Segundo informações de Betânia Freitas – coordenadora do Peti -, na oportunidade serão expostos brinquedos, jogos, esculturas com argila e uma apresentação teatral. Para a coordenadora e todos que fazem o Programa, esse dia vai ficar marcado, pois a utilização da arte em sua essência pode mostrar o mundo de uma forma diferente e única .

“A utilização e o desenvolvimento de projetos culturais no auxílio ao trabalho com crianças podem contribuir, e muito, no desenvolvimento de novas propostas de atividades e no próprio avanço pedagógico”, afirma Betânia.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ALUNOS RECEBEM KITS E FARDAS ESCOLARES


Nos dia 18 e 19 de março todos os alunos receberam kits escolares e fardas. A Prefeitura Municipal de Equador-RN, através da Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega dos kits e fardas escolares aos educandos da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, uma das ações que fazem parte dos grandes investimentos que estão sendos implementados na educação e especialmente na maior escola da cidade pela atual administração.

ESCOLA MUNICIPAL DEP. JESSÉ FREIRE FILHO REALIZA ATIVIDADES DE CULTURA E ESPORTES COM SEU ALUNADO

ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS NA SALA DE AULA NA ESCOLHA DOS TALENTOS PARA APRESENTAR NA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE EQUADOR

Sabendo da importância das atividades físicas, a equipe da escola sempre realiza atividades esportivas com os alunos sabendo que traz muitos benefícios na fase escolar como:
  • Aumenta freqüência as aulas
  • Aumenta desempenho acadêmico e vocacional
  • Melhora a relação com pais
  • Reduz distúrbios de comportamento
  • Aumenta responsabilidade

Turma do 5º ano
Atividades com os alunos de visitas aos prédios históricos da nossa cidade



ESCOLA MUNICIPAL DEP. JESSÉ FREIRE FILHO LANÇA PROJETO DE SOCIALIZAÇÃO PARA 2010



Em 2010, a Escola Municipal Dep. Jessé Freire Filho está trabalhando com o projeto: A CAMINHO DA SOCIALIZAÇÃO: ESCOLA, PROFESSOR E ALUNO, JUNTOS CONSTRUINDO HISTÓRIA, com o objetivo de:


  • Criar um espaço de confiança em que o aluno possa questionar e discutir suas dúvidas relacionadas aos temas abordados.
  • Salientar todos os aspectos positivos e significativos do educando, para que vivencie descobertas e valorize a escola, os professores e o grupo a que pertence.
  • Propiciar momentos de reflexão sobre o modo de interagir na comunidade escolar.
  • Conscientizar e comprometer o aluno da importância de uma boa convivência com todos.
  • Salientar a importância da vida escolar, como propulsor para formação de um vínculo prazeroso com o aprender e a escola de um modo geral.
  • Criar no grupo um clima de abertura e acolhida para um diálogo sincero sobre as dificuldades encontradas.
  • Reconhecer a importância dos seguintes valores: amizade, respeito, confiança, amor... em nossa vida, a fim de estabelecer uma melhor relação de convivência.

CAMINHADA DE LANÇAMENTO DO SELO UNICEF



No dia 19 de março durante as comemorações pelo aniversário da cidade, foi realizado o lançamento do SELO UNICEF com uma caminhada com todas as crianças da rede de ensino municipal e estadual, educadores, conselho da criança e do adolescente, conselho tutelar e a sociedade civil em geral. O evento encerrou na praça de eventos com o hasteamento da bandeira do município, apresentação da comissão pró - selo, apresentações organizadas por escolas e por programas sociais. Equador em busca de mais um Selo Unicef !!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PETIFOLIA E OS PERIQUITOS FAZEM PRIMEIRO GRITO CARNAVALESCO DE EQUADOR


por Edione Nóbrega

O primeiro grito carnavalesco de Equador foi dado pelas crianças. Os blocos Os Periquitos e o Petifolia animaram a tarde na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro ao som da Orquestra de Frevo de Equador. O bloco Petifolia com sua originalidade trouxe para as ruas a historio de O Mágico de OZ, nome pelo qual é conhecido o personagem fictício dos livros da série sobre a Terra de Oz, do escritor norte-americano L. Frank Baum, que assume o papel de bruxo para dominar e ser reconhecido.


O bloco os Periquitos animou com o tradicional abadá e deixou o axé music predominar os foliões com seus ritmos frenéticos. A tarde de folia foi encerrada com um concurso infantil de dança e os dois primeiros colocados nas categorias masculino e feminino foram os irmãos Serginho e Suzy, que levaram como prêmio o abadá do bloco Os Periquitos. A festa é um patrocínio da Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria de Assistência Social.


As 22 horas a festa continuou com animação da Banda Só Pizeiro,de Santa Luzia e a Swingueira da Kebradeira, também de Santa Luzia que animaram os foliões durante toda a madrugada. O dia amanheceu e as pessoas já estavam de plantão, em pleno ritmo carnavalesco à espera de mais um dia de muita festa.

ENCONTRO DE BANDAS: APRESENTAÇÃO DAS FILARMÔNICAS EMOCIONOU O PÚBLICO PRESENTE


por Edione Nóbrega

Uma das maiores atrações das festividades dos 47 anos de Emancipação Política de Equador, foi o encontro de filarmônicas na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro. O público se emocionou com as melodias apresentadas pela banda Duarte Machado de Santa Luzia, a filarmônica Recreio Caicoense, da cidade de Caicó, a filarmônica Santo Onofre do Junco do Seridó e a Santa Cecília do município de Equador. A tarde se foi e entrou à noite ao som das melodias de músicas românticas e inspiradora para uma linda noite de luar. Parabéns ao idealizador desse encontro, parabéns aos maestros que regem, com tanta competência, esses jovens talentos, à Prefeitura Municipal de Equador por acreditar que as filarmônicas são importantes para o grande sucesso da música, da harmonia, das partituras, em fim, é desse tipo de música, que nós brasileiros estamos necessitando ouvir com freqüência!

terça-feira, 6 de abril de 2010

47 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE EQUADOR


por Edione Nóbrega

Equador comemora a partir da próxima segunda-feira, 47 anos de Emancipação Política. Uma vasta programação foi montada para festejar. Durante toda a semana será realizado um campeonato esportivo, envolvendo várias modalidades como futsal, xadrez, jiu-jitsu etc. Dia 19 a partir das 10h será o lançamento do Selo Unicef, edição 2010, onde será realizada uma grande caminhada com os estudantes – crianças e adolescentes – das redes municipal e estadual da cidade de Equador. Também participarão da caminhada professores, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e a sociedade em geral. A caminhada encerra na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro com o hasteamento da bandeira do município, apresentação da comissão pró-selo e apresentações culturais das escolas e dos programas sociais do município e no final será servido um lanche para os participantes.

No dia 20 a festa continua com mais entusiasmo. Será realizado às 16h o Encontro de Bandas Filarmônicas das cidades circunvizinhas e, também é claro, de Equador. O encerramento se dará na Praça de Eventos com uma apresentação undividual. Às 17h acontece a grande passeata dos Motoqueiros e ciclistas de Equador, fazendo apresentações pelas principais ruas da cidade e às 20h, o grande encontro dos Esportistas de Equador e será apresentado um show cultural com os artistas da terra. Em seguida acontece a premiação dos vencedores do campeonato esportivo. Às 22h o momento mais esperado para os jovens de Equador: O Concurso de Miss e Mister da cidade. A festa será no Ginásio de Esportes. Os vencedores participarão, em Agosto, do Concurso Miss e Mister Seridó 2010.

No último dia de festa em comemoração ao aniversário de Emancipação Política de Equador, os festejos têm início a partir das 10h, quando uma Feirinha Cultural ornamentará as ruas da cidade com barracas,comidas típicas artesanato e claro, uma boa música ao vivo e paralela à feirinha as pessoas presentes ao evento assistirão à 2ª Gincana de Motos envolvendo clubes de motoqueiros de cidades do Rio Grande do e da Paraíba. A premiação será do 1° ao 10° colocados. Às 22h, ou seja, às 10h da noite, na Praça de Eventos a animação será por conta das bandas: Mibanda, Aryaxé e Canindé Moreno e Banda. Venha parabenizar Equador nos seus 47 anos em alto estilo.

CRAS REINICIA ANO DE 2010 COM ATIVIDADES SOCIAIS



por Edione Nóbrega

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social - Casa das Famílias), reiniciou os projetos no dia 01 de Março, com o acompanhamento ao Grupo de Gestantes do Programa de Apoio à Gestantes, que conta com atividades de orientação e oficinas de artesanato, onde ensina a confeccionarem seu próprio enxoval.

O Projovem Adolescente reiniciou com 02 coletivos com mais de 50 adolescentes e ainda os jovens remanescentes do ano anterior, atendendo uma meta de mais ou menos 70 adolescentes. O primeiro trabalho realizado foi uma reunião com os adolescentes e pais e em seguida oficinas de orientações sobre a saúde da mulher com as mães, seguida de oficina de pintura em tecido. O Coral Vozes da Terra, também assistido pelo CRAS, retomará suas atividades nesta sexta-feira, às 10:45 da manhã. Além destes trabalhos o CRAS atende ao Grupo de Idosos e iniciará um projeto com crianças de 0 a 6 anos de idade.

SUCESSO LANÇAMENTO DO SELO UNICEF EM EQUADOR





por Edione Nóbrega

O lançamento do Selo Unicef – Edição 2009/2012 marcou a abertura das festividades dos 47 anos de emancipação política de Equador. Uma parceria de união transformou o cenário da manhã desta sexta-feira no município. Crianças, adolescentes, professores, políticos e a sociedade em geral, foram às ruas e abraçaram a causa mostrando que política social, ainda, é a esperança de tornar essas crianças e jovens nos adultos sérios de amanhã.

Crianças e adolescentes das redes estadual e municipal de ensino, do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Projovem, professores, secretários de Saúde, Educação, Assistência Social e políticos, realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade encerrando na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro.

Na praça uma vasta programação preencheu a manhã. O edital de lançamento da Comissão Pró-selo do município foi lido e apresentado. As escolas das redes municipal e estadual apresentaram concursos de beleza e a mais bela voz, mas a grande atração foi o concurso de redação contando a história de Equador e um concurso de desenho mostrando os principais monumentos da cidade. O Peti se destacou com uma apresentação teatral, contando a história de crianças que, por motivos sociais, se perderam na vida. As emoções foram uma constante, pois o momento mais esperado foram as apresentações da Filarmônica Santa Cecília e o Coral Infantil Vozes da Terra. A programação se estende até domingo, com entrega de prêmios para o torneio de futsal, concurso de Miss e Mister, encontro de filarmônicas, gincanas de motociclistas e festa na praça com as bandas Ariaxé, Banda Mix e Canindé Moreno.

CONCURSO DE MISS E MISTER EQUADOR É REALIZADO DURANTE ANIVERSÁRIO DA CIDADE


No sábado à noite , a emoção ficou por conta do Concurso de Miss e Mister de Equador 2010 e a entrega dos prêmios, troféus e medalhas para os vencedores do torneio esportivo como: Futsal, Futsal Mirim e o Campeonato de Sinuca. Os vencedores do concurso Miss e Mister, passaram por uma comissão julgadora formada por profissionais capacitados e preparados para eventos desse porte. Compareceram ao evento João Maria Nogueira – assessor de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, o secretário de Cultura de Jardim do Seridó – José Renato, o coordenador do Concurso de Miss e Mister Seridó – Giovane Medeiros, as empresárias do ramo da moda Vitória Etelvina Bulcão e Vitória Régia Balduíno.

EQUADOR CONTA SUA HISTÓRIA - EQUADOR DE HOJE



por Edione Nóbrega

Mais um ano de Emancipação Política para o Município de Equador. São 47 anos de lutas pela sobrevivência, lutas por vidas mais dignas, lutas por melhorias na saúde, na educação, na habitação, e este ano foi assim. Equador vive momentos de mudanças. O município de Equador comemorou seus 47 anos em alto estilo. Foram festas e diversão para todos, sem discriminação. As falhas existem, pois somos seres humanos, falhas que desagradam a minorias, a pessoas que não estão preparadas nem comprometidas com o desenvolvimento do município.

Equador viveu momentos difíceis durante esse período. Era uma cidade esquecida pelo desenvolvimento. As condições de sobrevivência eram precárias. Uma cidade onde, apenas, uma minoria era privilegiada. Não por falta de condição, mas por falta de interesse de quem fazia a administração da cidade na época. Equador viveu um grande impulso: A exploração de minerais. diante do conhecimento da existência desses minérios e o início da segunda guerra mundial, induziu-se a exploração de minerais, para satisfazer às necessidades da mesma.

Nos últimos 13 anos equador partiu lentamente para ser reconhecida como cidade moderna. São casas de alvenaria, é posto de gasolina, projetos educacionais como o Projovem, o Peti, Casa das Famílias, Grupo de Idosos! Que centelha impressionante! idosos sendo acolhidos com muito cuidado pelos órgãos competentes desta cidade. Assim reconhecemos uma Equador humana, uma Equador cidade cidadã elevando esses cidadãos e cidadãs necessitados de todos os cuidados. Pois é, no Ensino Infantil, com um grupo de profissionais da educação presente e integrado com a educação, temos uma Equador que explica para as crianças da cidade o que é ser cidadão, como criar ideias para, cada vez mais, elevarem esta cidade criança ao mais alto nível de liberdade, o saber enriquece o homem, aliás, veja exemplos dos filhos de Equador que estão impressionando o mundo lá fora. Creio nessa cidade que tem uma banda filarmônica e que com seus vários instrumentos, essa filarmônica dá o tom, a harmonia, a melodia da beleza de todos os seus habitantes. Um coral infantil que emociona, que exemplifica a verdade que estamos divulgando. Equador de tanta gente, de tanto amor, de tantos especialistas para o atendimento à saúde de primeira qualidade; Equador dos PSF’s, dos supermercados, de um estruturadíssimo ginásio de esporte; Equador das casas populares. A água bem tratada é um pouquinho a mais que a cidade oferece aos seus habitantes e para quem a visita todas as vezes. Equador é conhecida também pelas pousadas confortáveis e pelo comércio pra lá de completo, proprietários simpáticos, enfim, Equador é a abertura de um bom papo, uma entrega corajosa de muito trabalho. Equador é um sem-fim de uma grande disposição de quem quer e acredita em sua população de fato. As pessoas que aqui vivem contam a história dessa cidade em todas as horas, em todas as esquinas, em todas as casas, em todos os ambientes...quando alguém me diz que gostaria de conhecer Equador, eu digo: “mas é claro, se prepare para uma aventura inesquecível”. Em suma, Equador é inspiração para romance... o nosso romance de cada dia...

PARABÉNS EQUADOR PELO SEU ANIVERSÁRIO!!!